Nutrição

Home / Nutrição

O programa de nutrição propõe a mudança gradual de hábitos alimentares e hábitos de vida com o objetivo de melhora da qualidade nutricional da alimentação com conseqüente normalização de peso e de composição corporal.

Os objetivos serão definidos a cada semana. A evolução do tratamento depende do alcance dos objetivos estabelecidos em cada etapa. Uma etapa nova somente será iniciada quando a anterior for cumprida.

Em uma primeira etapa temos a avaliação alimentar e anamnese. Nesta etapa é feito um levantamento de todos os hábitos alimentares e de saúde. Esta primeira entrevista é a base de todo o tratamento. É uma entrevista minuciosa com duração aproximada de 1 hora. São definidas as metas para a semana até a segunda consulta agendada para a semana seguinte.

Na segunda etapa será discutido o diagnóstico nutricional e as prioridades do tratamento. Serão estabelecidos os primeiros objetivos de acordo com o diagnóstico e as expectativas do cliente. É feita uma avaliação da quantidade e da qualidade da alimentação e do estado nutricional (peso, índice de massa corporal, % de gordura corporal total, % de massa magra, circunferência da cintura). Sugestão de cardápio com substituições.

Nas sessões de retorno é realizado o monitoramento da adesão à proposta de mudança dos hábitos de vida. O conteúdo abordado nesta etapa não é pré-estabelecido porque depende do motivo da consulta e das características individuais.

As sessões representam o acompanhamento da evolução do indivíduo. O número de sessões realizadas até o fim do tratamento dependerá das metas que serão discutidas individualmente e a critério do cliente.

A princípio, o intervalo entre as sessões sugerido é MENSAL. Conforme os objetivos forem sendo alcançados e o cliente sentir-se seguro para conduzir adequadamente sua rotina alimentar, o intervalo entre as sessões diminuirá até que o cliente possa receber alta ou até que o próprio decida interromper o tratamento.

Dentro do tratamento de nutrição o serviço ainda conta com alguns opcionais:

 

CONSULTA DOMICILIAR – (2 CONSULTAS)

Mesmas etapas da consulta em consultório. 

ORIENTAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DE COZINHA

Noções de higiene pessoal, de alimentos e de ambiente.

Higienização e acondicionamento de alimentos na geladeira e prateleiras.

Noções de preparo de alimentos. 

ORIENTAÇÃO DE ESCOLHA E COMPRA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Compra orientada em supermercado.