Dicas de Saúde

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa saudável deve estar bem fisicamente, psicologicamente e socialmente. Esperamos que você cuide bem de sua saúde e para isso, preparamos algumas dicas que são simples de serem seguidas.

 

  • Pratique uma atividade física regular. Além de exercícios aeróbicos, trabalhar os músculos também é fundamental, afinal, eles sustentam a coluna, protegem as articulações e possibilitam a movimentação.
  • A alimentação é a chave para uma vida saudável. Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). Além disso, evite que o corpo entre na chamada "reserva de energia", que é quando o organismo entende que, pelo jejum prolongado, precisa armazenar calorias, dificultando a perda de peso.
  • Fique de olho nos alimentos considerados positivos porque contêm altas doses de antioxidantes - substâncias que recuperam células danificadas e retardam o envelhecimento, como frutas vermelhas, cítricas e chá-verde. Evite refrigerantes e atenção aos sucos prontos. O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso pode provocar aumento da pressão arterial.
  • Dormir é muito importante. Oito horas de sono são suficientes para descansar o corpo e a mente. Mais do que isso - passar de nove ou não chegar a pelo menos cinco horas por noite - contribui para o envelhecimento do cérebro e pode levar à perda da memória. Para um sono mais tranquilo, evite refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período noturno.
  • Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede. Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.
  • Tenha um hobbie ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma ótima maneira de escapar do círculo de pensamentos preocupantes e de manter a motivação. Tanto atividades físicas como momentos de lazer ajudam a deixar o corpo e a mente em equilíbrio. Por isso, reserve momentos do seu dia para cuidar de você e fazer o que você gosta.